VBO: Gorda Pode Usar Roupas que Marcam a Barriga


Você sabe o que é VBO? VBO é uma sigla que significa “Visible Belly Outline”, ou em tradução livre “Contorno Visível da Barriga”, o termo encoraja a libertação dos padrões de beleza principalmente em mulheres gordas. A mídia e publicidade mesmo começando a aceitar alguma diversidade de corpos falha em mostrar a realidade de um corpo feminino gordo. Por isso, mulheres do mundo todo começaram a usar essa hashtag em fotos de looks onde suas barrigas estão salientes e marcadas.

Overlicious-VBO-Barriga-Marcada-1

Tudo isso começou com a tendência do vestido bodycon, que aqui conhecemos como bandage, tubinho, ou qualquer outro nome que se dê para um vestido colado ao corpo. Este modelo foi proibido para gordas por um dos homens responsáveis pela criação do modelo bandagem da Hervé Léger (tanto, que fiz meu post de protesto contra isso lá no facebook), e isso causou aquele rebuliço maravilhoso na internet toda vez que algo nos é negado por conta de gordofobia.

Eu já escrevi aqui no Overlicious que eu nunca gostei de cintas modeladoras, meias e shorts apertadores de gorduras. Me sinto horrível, morro de calor e mesmo para prevenir as assaduras entre as coxas prefiro ir de desodorante em barra ao invés de shorts. Claro que isso é a minha opinião e nem toda mulher gorda se sente confortável com sua barriga e tudo bem.

Overlicious-VBO-Barriga-Marcada-2

Uma coisa que aprendi foi que o empoderamento e o amor próprio não são coisas “de fábrica”, são processos na nossa vida que custam muito para ser conquistados. Ninguém vira empoderada em 5 minutos e não podemos esperar isso das pessoas. O importante é que cada vez mais diálogos são abertos e mais crenças são colocadas à prova quando o assunto é o amor ao nosso corpo.

Acho lindo ouvir que podemos gostar da nossa barriga, que não precisamos disfarçá-la e que tudo bem ela ficar marcada na roupa. Afinal, ela faz parte de nós.

Débora Fomin

    Comments

    comments