O Guia Completo dos Anos 90 para a Mulher Gorda


Recebi um link esses dias de uma lista do Buzzfeed com ideias de looks de anos 90 muito bacanas, mas como sempre só magras nas fotos. Eu já estou acostumada a ver posts de inspirações de moda estampados apenas por mulheres magras. Até desabafei sobre isso no Lollapalooza: o mesmo veículo fez um post com as “mais estilosas” do festival e de novo, só magras. Eu fui no Lollapalooza e adorei o meu e o look de VÁRIAS outras gordas que vi por lá e só fico pensando: cadê a gente?

Quem me acompanha sabe que eu não acredito em só sentar no computador e fazer textão reclamando do que está faltando. Que está faltando representatividade já estamos carecas de saber, então resolvi dar um empurrãozinho porque sei que muita gorda gosta de moda, acompanha tendências e muitas vezes não falta coragem, mas falta referência e saber onde comprar. Por isso decidi fazer esse guia para quem está apaixonado pela tendência dos anos 90. Aqui você vai encontrar looks para se inspirar, mulheres para seguir, dicas para comprar e até como seguir a tendência com o que você já tem no armário.

1. O shorts destroyed

Hit dos anos 90 e sempre com lavagem bem clara e às vezes até em acid wash, o shorts jeans vem sempre em cintura alta e pode ser combinado com uma camiseta mais retrô, um cropped ou até uma camisa xadrez. Ainda bem que os shorts jeans estão cada vez mais frequentes nas lojas plus size, você pode encontrar eles aqui e aqui. Esse da foto eu comprei na Penneys em Dublin e a camiseta também.

Shortinhos porque tá calor.

A photo posted by Débora Fomin (@overlicious) on

2. Mom Jeans

Semana passada uma amiga minha me perguntou onde comprar um Mom Jeans (aquela calça jeans mais larguinha que nossas mães usavam nos anos 90, sempre de cintura alta e geralmente com um cinto grosso de fivela). Falei pra ela que a tarefa é quase impossível, ainda mais entre as marcas brasileiras. Daí que hoje quando comecei a esboçar esse post, pensei em como recomendar uma peça que não existe e bingo! Gente, o guarda-roupas masculino, é claro! Existem marcas plus que vendem jeans masculino e nada que uma custumizada não resolva. Então aqui vai um tutorial pra vocês em como destruir o jeans, e um em como fazer o acid wash. Agora para o jeans masculino, aqui tem várias opções.

3. Choker

Um acessório que voltou com tudo e quando eu vi, nem acreditei! Você pode comprar em muitos lugares, sei que na Forever 21 tem, mas antes de sair comprando, veja se você não tem material para fazer um na sua casa mesmo. Eu consegui fazer um com um pedaço de fita de cetim (também fica lindo com fita de veludo) e um anel desses da 25 que são reguláveis. Não precisei de alicate nem nada, só dobrei a parte de trás e passei a fita por dentro e pronto. Um choker gratuito pra você. De nada.

Essa semana tem post com DIY desse choker.

A photo posted by Débora Fomin (@overlicious) on

4. Plataformas

Desde o ano passado vejo as plataformas dominarem os looks, desde o bom e velho sapato de plataforma direto dos anos 90, até às releituras que amamos como as flatforms e as solas tratoradas. Com esse boom, está cada vez mais fácil de encontrar dos baratinhos aos mais caros. Tem aqui, aqui e aqui. A que estou usando na foto é da Aldo Shoes.

Hoje tem look no blog com algumas das peças que comprei no Canadá.

A photo posted by Débora Fomin (@overlicious) on

5. Jaqueta Jeans + Patches

Sim! Os patches e pins nas jaquetinhas jeans voltaram e estou muito muito feliz e louca para aderir à eles. Acho bacana também dar uma garimpada no guarda-roupas masculino e em brechós para os modelos oversized. Os pins da foto tem aqui e jaquetas jeans plus femininas você encontra aqui e aqui.

6. Camisetas

Você sabia que camisetas são uma forte tendência da década de 90? Elas já estão aí faz tempo, inclusive no nosso tamanho (obrigada Oh! Querida). Para fazer uma combinação bem característica, você pode usar um shorts de cintura alta, dar nozinho na camiseta, usar com saia e plataforma (como a Babu) e o céu é o limite.

Sim, só uso essa sandália é essa bolsa. Amando minha blusa nova da @ohhhquerida ❤❤❤

A photo posted by Babu Carreira (@babucarreira) on

7. Xadrez

O xadrez saiu do country, foi pro hipster e agora está nos corações dos saudosistas. A referência é sempre o Grunge que apareceu na segunda metade da década de 90, por isso vale até usar camisas oversized e roubadas do guarda-roupas masculino. Gostei dessa combinação da Jay Miranda com a camisa amarrada! Tem aqui, aqui e aqui.

Plaid + graphic tee + ripped jeans. Shop my whole look at the link in my bio! #spon #targetstyle 🌵❤️

A photo posted by Jay Miranda (@pinklip) on

8. Listras

Listras são atemporais né? Mas o que deixa o look com a cara dos anos 90 é a combinação com o jeans em acid wash. Também funciona bem com uma jaquetinha de couro e uma bota de cano curto. Tem aqui, aqui, aqui, aqui e aqui (que abundância hahaha).

9. Acessórios

Todas essas idéias de looks funcionam super bem, mas o diferencial mesmo está nos acessórios. Pra isso, se joga lá no Pinterest que tem um monte de referências legais de chapéus, sobreposição de colares, óculos redondos, bolsas diferentes e brincos divertidos em acrílico. Para comprar, a Forever 21 tem acessórios com bons preços, eu amo a Basfond, acho que elas tem uma seleção incrível de brincos de acrílico. Nessa foto, a Cida está usando uma bolsa que é a cara da Cher! É da PlusChic.

10. Maquiagem

O que eu mais amo quando as tendências voltam é que tudo o que é cagado fica lá na década e o resto é melhorado e atualizado para os dias de hoje. Então relaxa, não vai ter dica de como deixar sua sobrancelha fina e nem mechas de cabelo estilo “tigre”. Hoje as sombras metálicas estão misturadas com as opacas, o batom escuro agora é mate líquido e as sobrancelhas são grossas e penteadas. Nesse board do Pinterest tem mais de mil ideias pra você se jogar num make mais 90 e a Julia Petit fez um tutorial nesse estilo (que é um dos meus favoritos) inspirado na Frances Bean Cobain. Nessa foto eu usei: rímel e batom mate líquido Berinjeli da Quem Disse Berenice. E Só.

Ai esse batom.

A photo posted by Débora Fomin (@overlicious) on

Pronto!

Débora Fomin

    Comments

    comments