Mito ou verdade?


Vi essa entrevista com mais um desses “especialistas em moda” (até quando?) e PRECISEI fazer esse post. Léo Muqui, do programa “Sob Medida” deu uma entrevista para O Look dando dicas de moda para gordinhas e mulheres maduras e MEU DEUS quanta besteira, quanto mito. Faço questão de reproduzir as perguntas e as respostas com o nosso tapa na cara de “mito ou verdade”. Tambéz fiz questão de pegar meninas que são gordas de verdade para os exemplos, nada de só curvas.

A seguir você vai encontrar uma série de baboseiras ditas por mais uma pessoa que se incomoda de ver gorda na rua e acha que gorda tem que usar preto, ficar longe de estampas e passar calor em mangas 3/4 porque ninguém quer ver gorda de regata. Fora o tom maldoso da pessoa que fala coisas como “pé explodindo do sapato” e “perna boa, tonificada”:

“1. Para mulheres gordinhas, qual é o melhor tipo de vestido?
O shape melhor é de vestidos mais quadrados, em forma de box. Normalmente eu prefiro que sejam na altura do joelho, para disfarçar, porque normalmente as gordinhas têm as pernas e as coxas grossas. Como é para gordinha, é melhor que sejam sempre com aquela manga japonesa, que dá uma disfarçada, ou ¾ ou manga longa. Se for um vestido um pouco mais longo, é interessante que o decote seja valorizado – claro, se ela tiver um busto bonito. Acho sempre bom ter um decote, porque dá uma alongada. Se for uma gordinha total, melhor um decote canoa.”

Gente, que mito! Sabe qual o melhor vestido para o seu corpo? O que você quiser! O que você achar que te deixa linda! Vestido quadrado? No joelho? Que tal esse aqui da Nicolette Mason? Acima do joelho e suuuper acinturado?

overlicious-mito-ou-verdade-leo-muqui-1

“2. E cor?
É claro, o clássico preto. Acho que precisam ser cores que disfarçam a silhueta dela. Optar sempre por tons mais escuros, evitar brancos e cores que trazem muito contraste, como os tons new wave e cítricos.”

Preto? Impressão minha ou a Gabi Gregg está ARRASANDO nesse vestido super justo, colorido e ainda, com listras horizontais?

overlicious-mito-ou-verdade-leo-muqui-2

3. E de sapato? Tem algum tipo de sapato proibido?
Todos aqueles que recortam o tornozelo e que são recortados no peito do pé. Principalmente, porque eles dão a impressão de que o pé está explodindo do sapato. Quanto mais ele estiver livre no peito do pé, sem nada prendendo o tornozelo, mais vai alongar a perna. Acho que quanto menos recortado ou com menos tiras é melhor.”

É, realmente, a Margie ficou horrorosa com esse sapato que cobriu o peito do pé. Gente, que absurdo! Alguém está vendo alguma explosão? Margie manda beijos para o seu comentário errado!

overlicious-mito-ou-verdade-leo-muqui-3

4. Mulheres com coxas grossas podem usar calças coloridas ou estampadas? De que forma?
Acho que se sua perna é gordinha ou malhada, é super errado usar estampas e cores, porque a proporção da perna aumenta. É claro que, se você é magra e tem uma perna boa, tonificada, você pode colocar, meu amor, rosa-choque, com estampa, sem estampa… Agora se você é gordinha, é sempre bom evitar estampas e cores muito fortes que entregam essa região.”

Em primeiro lugar, não existe essa coisa de “perna boa”. Qualquer perna é boa. Não existe “super errado usar estampas” a não ser na sua cabeça atrasada! Em segundo lugar, calça estampada é tudo nessa vida, não é Gabi?

overlicious-mito-ou-verdade-leo-muqui-4

Gente, fico horrorizada com a quantidade de “experts” ainda insistem em dar dicas de como “disfarçar as gordurinhas”. Isso não é valorizar o corpo. A roupa mais bonita que alguém pode usar é a confiança e ela está disponível em todos os tamanhos. Me surpreende que hoje em dia que vemos meninas gordinhas amando seus corpos e usando até cropped tops, ainda existem haters que não suportam ver gordinhas na rua e insistindo para que se escondam.

Querido Léo Muqui, entenda que a sua opinião tem peso sobre as pessoas que o assistem, e quando você diz que uma perna tonificada é uma perna boa, você faz com que pelo menos 80% das mulheres do mundo (gordas ou magras) se sintam uma porcaria porque não têm tempo, vontade, recursos para ter uma “perna boa”.

Sugiro que você tome cuidado com as suas palavras e deixe de julgar as mulheres gordinhas, que são lindas e poderosas e podem usar o que elas bem entenderem. Obrigada pelas “dicas”, da próxima vez, fique quieto.

Débora Fomin

    Comments

    comments