#EscutaModaPlus: A importância da comunicação


A pauta dessa semana para a #EscutaModaPlus é comunicação das marcas plus size. Tivemos uma boa discussão sobre marketing x comunicação e as meninas do marketing ajudaram a gente a entender melhor a diferença entre essas duas coisas. Como o marketing é algo que engloba muitos fatores da compra e venda de produtos direcionados à um público, decidimos falar da comunicação que é como as marcas entregam seus conceitos para nós consumidoras através de propaganda, ações, etc.

Decidimos falar sobre isso porque depois do post da semana passada chegamos a escutar reclamações de marcas dizendo que nós não nos damos o trabalho de procurar boas marcas plus size nacionais. E nesses 5 anos de blog, o que eu mais faço é procurar. Vimos então que é aí que mora o problema: podem existir coisas nacionais realmente incríveis, mas não vemos esforço nem investimento em uma comunicação que converse de fato com o público alvo.

Por exemplo, algumas marcas fotografam seus catálogos com modelos bem magras (quando vendem a mesma peça até um “tamanho maior” – 48). Nisso entendemos que essas peças não são para gordas. Outra coisa também é quando a marca também não investe em fotografias de qualidade e vemos muita foto de celular, muita foto mal tirada que não dá pra entender direito do que se trata a peça. Fora que a maior parte das marcas mais tradicionais não investem em comunicação at all, por isso nunca vemos nada em eventos ou até mesmo nas redes sociais.

Mas quero dar um exemplo positivo de uma loja nacional que faz a revenda de roupas de muitas marcas que não conhecemos pelos motivos citados acima, mas que dá um baile em publicidade: boas fotos, comunicação visual super atual e fotos em modelos gordas. A Flaminga é uma loja que realmente me dá vontade de comprar, tanto que comprei um vestido que vi na Babu e simplesmente me apaixonei: coisa que é rara de acontecer com peças de lojas especializadas.

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A Flaminga sempre faz um esforço extra nesse quesito e investe de verdade em uma boa comunicação e relacionamento com clientes e parceiros. Vemos sempre atualizações nas redes sociais, ações temáticas, blogueiras gordas escolhendo as peças que mais curtem, etc. Acho que é um belo exemplo para as outras marcas que amam criar desculpas para não fazer e jogam a culpa na consumidora “que não procurou a marca”.

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Gente, publicidade é a marca vir até mim e nunca o contrário. Parece que as pessoas se aproveitam de um mercado carente para não fazer nenhum esforço nem com as peças e nem com o relacionamento com as clientes, afinal, nós precisamos de roupas que nos sirvam e já perdemos nosso tempo caçando algo que valha à pena.

Vale refletir.

Débora Fomin

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