A Problemática do Antes e Depois


Over-Thumb

Normalmente fotos de antes e depois são comparações entre duas fases da vida, uma antes de um tratamento de beleza, mudança de guarda roupa ou emagrecimento e o outra logo após a meta alcançada. Pois bem, já começamos dando ênfase apenas na transformação externa dizendo que por causa dela ocorreu a transformação interna.
Isso não existe.

A transformação sempre ocorre de dentro para fora, você não vai deixar de ser insegura se emagrecer uns quilos, você vai deixar de ser insegura se fortalecer o seu auto conhecimento, reconhecer suas forças e limitações e agir de acordo com as suas regras.

A pessoa na foto do depois está eufórica com o alcançar de uma meta e inflada de elogios e reforço positivo, fazendo com que seu discurso e seu julgamento não sejam exatamente a verdade e pior, vendendo uma ideia para os que veem tudo isso sem olhar crítico de que basta alcançar o estilo, corte de cabelo ou peso ideal para alcançar a felicidade.

A vida real não funciona de forma tão “simples”, existem camadas e camadas de fatos que juntos montam a vida e o estado emocional de uma pessoa, dar ênfase à apenas um é negligenciar todas as outras áreas da vida, e dar ênfase apenas na aparência é colocar a sua felicidade e sua auto estima em algo volúvel que pode e irá mudar com o tempo, por mais que você lute contra com tratamento estético, exercícios e dietas rigorosas.

Quando vejo uma foto de antes, normalmente tirada de um ângulo meio estranho, com a pessoa desarrumada e triste ou então em uma posição espontânea nada comercial e outra toda produzida de depois com pose estratégica para parecer ainda mais magra, roupa escolhida a dedo e sorriso no rosto e um texto enorme explicando como ela está melhor e como a vida dela mudou e etc. eu torço o nariz. 

E fico triste com esse tipo de atitude principalmente porque já passei por isso e sei que ao se expor dessa forma a pessoa está fazendo uma armadilha para si mesma, ao afirmar que você não pode ser feliz se estiver com a aparência da primeira foto, você sentencia sua felicidade a um tipo de corpo, uma roupa e um corte de cabelo e abre sua vida para pessoas que vão te vigiar para que você não volte a aparência antiga. Afinal, essas pessoas te amam e querem te ver feliz, e você está explicando ao publicar essas fotos de comparação com o texto de que você era infeliz antes e agora é feliz. Que a felicidade para você é isso, que tudo na sua vida era errado e através da mudança de aparência tudo ficou certo.

Pra finalizar deixo um recado: você é o que é hoje porque acumulou experiências e aprendeu com elas então ao invés de falar mal de quem você era antes, porque não olhar com carinho pras fotos antigas e agradecer por ter se tornado a pessoa que você é?

Cida Neves

    Comments

    comments