13 elogios para gordas que na verdade são grandes ofensas


Recentemente tenho visto na minha timeline do facebook vários links de sites diferentes com aquelas listas de motivos para namorar gordos/gordas e vejo muita gente comentando “isso aí”. Resolvi clicar nesses links e procurar por alguns outros com o termo “motivos para namorar gorda”. As listas são basicamente as mesmas: carregadas de preconceito e ofensas disfarçadas de elogios. E os comentários me assustam, como sempre.

Aí você vai me dizer “mas é só uma brincadeira, não precisa levar tudo tão a sério” e vou te falar ponto por ponto o porquê desses itens não serem elogios, mas grandes ofensas às gordas. Existem mil formas de você elogiar uma mulher gorda sem falar que sua personalidade tem que compensar o corpo fora do padrão, que ela tem que ser boa de cama, comer de tudo, etc.

1. Gordinhas são mais divertidas

MercedesEyeRoll

Vamos lá, gordas são o que? Isso mesmo, mulheres! Que podem ser legais, chatas, engraçadas, sérias, sabe? Como QUALQUER outra mulher! As gordas não são mais divertidas só porque são gordas. As gordas são o que a personalidade delas as permite ser, sem compensar por nada.

2. Gordas “chupam gostoso” e são boas de cama

tumblr_mldln23POr1rp0vkjo1_400

Os gordofóbicos mascarados de fetichistas que o digam! Acham que porque é gorda, a mulher não se ama e vai fazer de tudo pra agradar na cama. Somos gordas sim, mas isso não quer dizer que sexo não tem que ser gostoso pra gente e que o cara também não tem que se esforçar para isso.

3. Gordas são macias

2yDWpnQ

Coisas para escolher baseado em maciez: toalha de banho, roupa de cama, carne…Mas nunca pessoas. Fica a dica.

4. Gordas têm bom papo

uhh-not-quite

Existe gorda que é chata, que não tem conteúdo, não é inteligente, que morre o assunto. Também tem gorda que não está afim de bater papo com você, já pensou nisso? Cansada dessa crença de que a mulher gorda tem que compensar na personalidade. Eu só acho que podiam parar de cagar regra na nossa personalidade.

5. Gordas são mais vaidosas

d1f83550-3783-0132-0a20-0eae5eefacd9

O que é ser vaidosa afinal? Se sentir bonita não depende de maquiagem e salto. Podemos nos sentir lindas de pijama numa quarta-feira a noite assistindo seriados. Não é porque sou gorda que devo esta sempre com as unhas feitas e usando um salto agulha.

6. Gordas são companheiras

giphy-11

Isso está mais para uma ofensa disfarçada de elogio e é uma generalização desnecessária. Existem gordas que preferem ficar a maior parte do tempo sozinhas (eu, por exemplo), tem magras que são ótimas companheiras (minhas amigas de infância por exemplo) e gordas que não dá pra passar mais de 5 minutos do lado. Queria entender onde que o peso interfere no grau de companheirismo, sabe?

7. Gordas são boas de apertar

tumblr_niqg0493wJ1sxvd87o1_500

Faça um favor a si mesmo e não saia apertando as gordas! Não somos frutas da feira e muitas de nós NÃO gostam disso. É como sair colocando a mão na barriga de grávida. O corpo é nosso, fique longe dele a menos que receba o NOSSO consentimento.

8. Gordas enxergam quem você é de verdade

tumblr_lwlopkOzXC1qafo3qo1_500

Tem gorda que é influenciável, tem gorda que é traída, tem gorda que é feita de boba. E isso pode acontecer com QUALQUER mulher, ok? Taí outra ofensa disfarçada de elogio. Poxa, queria receber esse pacote de superpoderes que vem junto com a minha gordura. Só porque sou gorda, não quer dizer que tenho poderes mágicos de identificar sociopatas que mudam de personalidade de um dia para o outro.

9. Gordas não ficam só na salada

Kim-Kardashian-Hot-Commericial-GIF

Tem muita mulher por ai fazendo dietas mirabolantes e ficando doente por causa do padrão de beleza. Enquanto isso tem homem sendo polícia do cardápio e cagando regra até no que a gente come. A gorda pode comer o que ela quiser, tá? Sendo salada ou não. Só não espere que a sua namorada gorda vai ser necessariamente sua companheira de garfo. Não funciona assim.

10. Gordas topam tudo

mercedes-oh-hell-to-the-no

Não, não topamos tudo. Não topamos preconceito mascarado de fetichismo, não topamos homens que têm vergonha de andar de mãos dadas com a gente, não topamos gordofobia. Mas topamos respeito. E desse pode mandar mais que ta pouco.

11. Gordas são fiéis

no-gif

Entendi. Porque ela é gorda e não tem pra onde ir, você não corre o risco de ser chifrado. Vou te falar que corre sim, viu? Para que tá feio, miga.

12. São mais acessíveis e menos disputadas

rebel-wilson-2

Quanto preconceito! Mulher nenhuma está nesse mundo pra ser disputada por homens, não somos produtos em uma prateleira. E mais importante: não precisamos dessa validação.

13. Passam mais tempo com o namorado

giphy

Porque somos umas gordas sem amigos e vamos passar todo nosso tempo livre com você. Você tem que querer uma namorada que goste de passar tempo com você porque você é uma boa companhia, não porque ela é gorda.

Seja menos, apenas.

Débora Fomin

    Comments

    comments